quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Palácio da Justiça São Paulo


Com a crescente demanda decorrente do poder econômico de São Paulo nas primeiras décadas do seculo XX, fez-se necessária a construção de uma sede para o poder judiciário paulista.em 1911 foi contratado O famoso arquiteto Ramos de Azevedo, que inspirado no Palácio da Justiça de Roma, realizou o projeto.
o edifício, construído em estilo neoclássico com cunho barroco, foi inaugurado em 1933 e reinaugurado em 1942.Sendo tombado em 1981 pela CONDEPHAAT.



Atualmente funcionam no palácio as salas de julgamento da segunda instância paulista, além de toda a estrutura administrativa de cúpula do judiciário paulista.

Lendas

A história que se conta do Palácio da Justiça é que pairam por lá as almas que foram injustiçadas nos julgamentos. "As almas, inconformadas, rodeiam pela sede do Palácio, principalmente pela sala do Tribunal do Júri e pelos pisos inferiores"

O pessoal da faxina, vigias, falavam sobre portas que se abriam e se fechavam; passos, vozes e sombras que circulavam pelos corredores.

Segundo guias turísticos noturnos que passam pelo local é possível ,  "ouvir choros e barulhos de pessoas condenadas que se dizem injustiçadas"
Contavam sobre o barulho das máquinas de escrever, incessantemente “marteladas”, nas salas das Varas. Tudo acontecia na noite e na madrugada. Falavam também, de uma estranha e tênue névoa que se formava no interior do Salão dos Passos Perdidos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário