quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

História da Igreja da Santa Cruz dos Enforcados


  Em 1821 Vésperas da independência política do Brasil. O Primeiro Batalhão de Caçadores em Santos se amotinou  Líder da revolta foi o cabo Francisco José das Chagas (o Chaguinhas). Os motivos: aumento do salario e igualdade no tratamento de soldados brasileiros e portugueses. A sentença do Chaguinhas: a morte pela forca.Porém, no dia da execução, a corda arrebentou duas vezes, e quem assistia entendeu que seria um sinal dos céus para inocentá-lo, mas ele acabou morrendo.
Tamanha injustiça, associada ao milagre, gerou uma devoção imediata naquele local. Velas foram acesas e uma cruz foi erguida. Dizem que nem vento, nem chuva apagavam as velas! Depois de muito tempo erigiu-se uma capela, em 1887.

 No início desse ano jubileu (2000), houve um incêndio provocado por uma quantidade enorme de velas que uma devota ali depositou. O que não é novidade na história dessa capela, pois outros pequenos incêndios ali ocorreram desde o início desse século XX. Felizmente, o templo permaneceu intacto.Desde então, há relatos de que Chaguinhas é visto no seu interior.

 A Capela continua sinistra por fora, mas muito simples e acolhedora por dentro. Capela de Santa Cruz das Almas dos Enforcados. Ou simplesmente “Igreja das Almas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário